Na terça-feira, 29 de julho de 2025, o Sindcontab participou da plenária promovida pelo Conselho Regional de Contabilidade do Amazonas (CRC-AM), que tratou sobre a prestação de contas das câmaras do Conselho.
Representando o sindicato, a presidente Sra. Rita Melo destacou a importância da parceria do CRC-AM neste novo momento da entidade e levantou um ponto de debate relevante: a cobrança de anuidade para empresas no formato SLU (Sociedade Limitada Unipessoal).
Segundo a presidente, a legislação vigente não permite mais que a SLU possua mais de um sócio, já que se trata de uma modalidade jurídica composta por apenas uma pessoa. Essa estrutura garante a separação entre o patrimônio pessoal do empresário e o da empresa, protegendo o indivíduo em caso de dívidas empresariais, além de dispensar a exigência de capital social mínimo para sua abertura.
Para o Sindcontab, é fundamental que o tema seja amplamente discutido até que se chegue a uma definição clara sobre a aplicabilidade ou não da cobrança de anuidade para esse tipo de empresa.